Programa de Voluntariado da B3

18/07/2017 09:54

Em 2017, o Em Ação alinhou todas as ações voluntárias do leque com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), um conjunto global de metas econômicas, sociais e ambientais adotadas pelos países membros da ONU com o intuito de melhorar as condições de vida das pessoas.

Confira a seguir as principais ações voluntárias realizadas no primeiro semestre. Clique no título das ações para confirar as fotos \o/ ! Como parte do time da Companhia, você também pode contribuir com essa agenda. O programa de voluntariado da B3 é aberto a funcionários, estagiários, prestadores de serviços e familiares. 

Campanha de Inverno da B3

Foram mais de 800 peças doadas entre roupas femininas, masculinas, infantis e calçados, totalizando 210 kg arrecadados. Além das doações, 210 cobertores foram comprados por meio de uma “vaquinha”, organizada pelas voluntárias Daniele Ortiz e Edde Rodrigues, que envolveu as Diretorias Financeira, de Relações com Investidores e diversas áreas da B3 Faria Lima e B3 Alphaville.

As doações foram entregues pelos voluntários no sábado, 08/07, na Associação Profissionalizante (AP). Além disso, será possível beneficiar mais duas organizações, o Centro de Acolhida Casa de Simeão e o Instituto Pró-Diversidade, ambos na região do Brás que atendem pessoas em situação de alta vulnerabilidade.

Mentoring Em Ação

Neste 1º semestre, 40 alunos dos programas da Associação Profissionalizante foram beneficiados com a contribuição de 27 voluntários. O Programa Mentoring Em Ação tem como objetivo de orientar os alunos da AP a ingressarem no mercado de trabalho e a desenvolverem suas carreias, complementando o conteúdo ministrado durante as aulas. 

“Eu fiquei muito satisfeito com todos os encontros, pois contribuíram positivamente para minha vida pessoal, profissional e acadêmica. Eu recebi dicas e táticas que já aplico e estão me ajudando muito. O programa é muito bom, construtivo e dá uma visão de futuro. Orienta o aluno e faz com que ele corra atrás dos seus objetivos. Todos os mentores são excelentes profissionais.” afirmou o orientado Yundula Sebastião da Silva João, de 21 anos, aluno do Programa de Capacitação para Empregabilidade.

Palestra “O voluntariado como ferramenta de transformação social”

Em março os voluntários do Em Ação participaram de uma palestra de capacitação ministrada pela Conexão Trabalho, empresa de consultoria especializada em voluntariado corporativo, mobilização e engajamento e projetos sociais.

Treinamento e Palestra sobre Educação Financeira

Em parceria com a B3 Educação, o Treinamento sobre Educação Financeira possibilita aos voluntários atuarem como multiplicadores do tema junto às organizações sociais em que atuam ou outros públicos. O treinamento aconteceu no dia 22/03, com a participação de 15 voluntários.

Após a capacitação, quatro voluntários ministraram duas palestras na AP para 60 pais de alunos, que puderam aprender conceitos básicos de educação financeira como planejamento financeiro, dicas de consumo consciente, utilização do crédito e como poupar seu dinheiro.

Assessoria Jurídica

Quatro funcionários voluntários prestaram atendimento jurídico básico a familiares dos alunos da AP, auxiliando-os na resolução de suas questões jurídicas esclarecendo dúvidas, orientando sobre seus direitos como cidadãos e quais os órgãos públicos competentes de acordo com os problemas existentes.

Visita guiada à Associação Profissionalizante e ao clube da B3 Atletismo

Nove voluntários curtiram um sábado diferente e conheceram de perto duas das iniciativas da B3 Investimento Social, a AP e o Clube.

“Obrigado pela oportunidade de conhecer esses dois ótimos lugares que a B3 aplica seu investimento em ação social para nosso Brasil. Pude entender o funcionamento e as atividades exercidas em cada uma das instituições e o local de cada projeto. Recomendo a todos os funcionários da B3 que visitem a AP e o clube da B3 Atletismo e comprovar de perto todo o diferencial do trabalho exercido pela nossa Companhia. Parabéns! “ – depoimento de Alexandre Bellini da DI-GINE - Gerência de Interfaces de Negociação .

Doação e digitação de cupons fiscais

A B3 Investimento Social arrecada, desde junho de 2015, cupons fiscais sem identificação (CPF/CNPJ) para que os créditos sejam revertidos e aplicados nos projetos sociais do Projeto Arrastão, que atende mais de mil crianças e adolescentes na região do Campo Limpo, zona sul da capital paulista.
No 1º semestre, 24 voluntários realizaram o cadastramento de mais de 67 mil cupons no sistema on-line da organização. No mês de abril, o Projeto Arrastão resgatou R$ 37.573,48, referente ao 2º semestre de 2016.

Rapunzel Solidária

Seis voluntárias doaram seus cabelos e uma delas bijuterias para o projeto. O Rapunzel Solidária é responsável pela confecção de perucas e distribuição a mulheres com câncer. Também aceita doações de maquiagens e bijuterias novas para as pacientes.

Bate-papo com gestores

Dois diretores da B3, Roberto Belchior e Marcio Castro, compartilharam com os alunos da AP suas trajetórias de vida, evolução na carreira, obstáculos superados e lições aprendidas no decorrer dos anos. O bate-papo com os gestores é uma forma de aproximar os jovens com profissionais que possam servir de inspiração em suas vidas profissionais.

Você também pode fazer parte do Em Ação, e ajudar conforme sua disponibilidade. Conheça todas as ações do leque e cadastre-se no site do programa!

Quero ser voluntário

 

Você precisa estar logado para comentar e interagir!
Login ou Cadastre-se